FORMAÇÃO

 A Identidade Capuchinha


Com freqüência, nos perguntam: Qual o específico do frade menor capuchinho? Qual a identidade capuchinha?

Antes de tudo, a identidade capuchinha parte da consciência de ser uma reforma dentro da Ordem Franciscana. Próprio de toda reforma é o retorno permanente ao espírito primitivo, a São Francisco, mediante um empenho de conversão e de renovação. Ser capuchinho é ser sinceramente franciscano.
Os elementos franciscanos mais particularmente afirmados  pela reforma e a sã tradição capuchinha são os seguintes:

1º PRIMAZIA DA CONTEMPLAÇÃO. Como as outras reformas franciscanas nascidas nos séculos XV e XVI, os capuchinhos colocaram no centro de todo ideal, a vida de oração, especialmente  a mental ou contemplativa. Bernardino de Asti afirmava: “A oração é o fim da Regra de São Francisco “
2º POBREZA RADICAL, TANTO PESSOAL COMO COMUNITÁRIA. Os mestres da reforma, como autênticos franciscanos, davam mais importância à pobreza do grupo que a cada irmão. É a fraternidade que se compromete em viver uma pobreza total e radical.

3º ESPÍRITO DE MINORIDADE. O binômio pobreza-humildade é inseparável em São Francisco e em Santa Clara. Esse espírito de minoridade levou os capuchinhos, no capítulo de 1536, a renunciarem à isenção diante dos bispos, quando outros religiosos consideravam um privilégio irrenunciável. Mas, depois tiveram que se adaptar a outros, que não eram  privilégios,  mas um consentir à Sé Apostólica um meio de exercer o ofício pastoral universal.

4º AUSTERIDADE DE VIDA E ALEGRE PENITÊNCIA. O binômio pobreza-austeridade foi uma característica marcante dos capuchinhos em todos os tempos. Uma atitude austera e penitente é inseparável do mistério da cruz, que foi objeto central da pregação e da contemplação dos primeiros capuchinhos.

5º FORMAS NOVAS, À LUZ DOS SINAIS DOS TEMPOS. Não se trata de traduzir para hoje as expressões características que os antigos capuchinhos cultivaram e sim, renová-las, adaptá-las à realidade do mundo que vivemos.

Eis, os traços peculiares  dos capuchinhos:

1. Espontaneidade nas relações fraternas;

2. Viver alegremente com os pobres, fracos e  doentes, partilhando de suas vidas.

3. Estilo simples e popular. A Ordem Capuchinha sempre foi considerada uma Ordem muito popular.

4. Dinamismo apostólico multiforme, dando preferência à evangelização direta, em espírito de serviço.
Frei João Alberto de Araújo,OFMcap
Ex. Ministro Provincial